DT Engenharia


Notícias


Site do Governo do Estado do Rio de Janeiro

28/11/2013 | , , , , , , , ,

UTR do Rio Iraj+í 02  076

Unidades de Tratamento dos Rios Irajá e Pavuna-Meriti eliminarão 1/3 da poluição hídrica que atinge águas da baía.

A Secretaria de Estado do Ambiente vistoriou hoje (28/11) a Unidade de Tratamento de Rio (UTR) do Rio Irajá, em Cordovil, na Zona Norte do Rio, que passou por um teste de funcionamento. A UTR deverá começar a operar em um mês, tratando 12% da poluição hídrica que deságua na Baía de Guanabara.

Durante a inspeção, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, anunciou para janeiro o início das obras da UTR Pavuna-Meriti, com conclusão prevista para setembro de 2014.

Com essas duas UTRs em funcionamento, cerca de 1/3 da poluição hídrica que chega à baía estará sendo tratada – passo importante para que o Governo do Estado atinja a meta de despoluir 80% das águas da Baía de Guanabara até 2016, que faz parte do Caderno de Encargos das Olimpíadas do Rio.

Até a realização das Olimpíadas do Rio, está prevista a implantação de um total de seis Unidades de Tratamento de Rio ao redor da Baía de Guanabara.

Na vistoria de hoje, o diretor técnico da DT Engenharia, Procópio Netto, explicou que o projeto de implantação das UTRs é complementar às ações de saneamento realizadas nos municípios do entorno da baía:

“Escolhemos o Rio Irajá por ser um curso hídrico que recebe uma grande quantidade de esgoto, equivalente à metade da vazão do rio. Costumamos ouvir que as UTRs são soluções paliativas, mas, na verdade, a UTR acelera o saneamento ambiental e impede a proliferação da poluição difusa, como as fezes de cachorros e outros resíduos, que chega aos rios através das galerias de águas pluviais e representa cerca de 30% de sua poluição hídrica.”

Veja a reportagem no site do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Compartilhe

Facebook0Twitter0EmailGoogle+0

Vídeos


Conheça mais

Portfólio

Conheça nossos produtos e serviços: estações de tratamento, dragagens, aterros e outros.

saiba mais »

Obras

Veja obras realizadas pelo país, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

saiba mais »

Notícias

Leia notícias recentes que saíram na mídia e fique por dentro dos nossos trabalhos.

saiba mais »

DT Engenharia

Alameda Mamore 911 - 2º andar - 06454-040 - Barueri/SP (Alphaville Industrial) | +55 11 4208-9100 | contato@dtengenharia.com.br